O cristão pode ter ousadia em sua vida sabendo que é uma pessoa de fé. Pode reivindicar a fé necessária para qualquer situação. Que
benção é poder ter certeza que a fé é dom derramado! “Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus” (Ef 2,8).
Para compreender bem o que é o dom carismático da fé, é necessário fazer a distinção entre: a fé teologal ou doutrinal, a fé virtude ou fruto do Espírito Santo e o dom carismático da fé:
Fé teologal ou Doutrinal (fé que acredita), faz o homem crer firmemente em Deus como seu Pai, que se importa com sua vida.
Fé virtude (fé que confia), o homem se abandona à providência divina, pratica a Palavra de Deus, vive segundo a mentalidade de Jesus Cristo.
O dom carismático da fé (fé expectante), confiança que leva a uma oração convicta.
A fé carismática se manifesta quando uma pessoa é movida a ter uma confiança íntima de que Deus agirá de forma atual. Essa confiança leva a uma oração convicta, a uma decisão, a uma firmeza de atitude ou a algum ato que libera a bênção de Deus (cf. Mc. 11,22-23; Mt. 11,24; Ex. 14,13-14; 1 Rs 18,20-40).
O dom carismático da fé consiste em sempre crer incondicionalmente no poder de Deus; crer é saber que ele agirá e agora para o bem do povo, curando, libertando e realizando milagres que levem à edificação do reino. Jesus diz: “Se creres, veras a glória de Deus” (Jo 11,40).
Não é preciso “fazer força” para ter fé, nem “forçar” Deus agir com “palavras de fé”. A fé é um dom gratuito e o cristão deve, com muita tranqüilidade, sempre crer que Ele faz o melhor e nunca decepciona aquele que nele confia.
Amém???
sexta-feira, 26 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário