que vivemos um momento delicado quando se fala em escola, família, educação, alfabetização.
Um tema muito amplo mas olhando a historia dos métodos pedagógicos podemos ver que a Educação Clássica na época dos medievais e até uns 50 anos atrás tinha muitos limites, pois poucos tinham acesso, mas não podemos negar que trouxe bons resultados formou gênios que até hoje custam a ser superados, Geothe, Santo Agostinho, Tomas, etc.
Na era moderna os métodos chamados construtivistas já mostraram que o seu resultado não é nada bom, tanto que formamos bons números educativos, e temos uma fabrica de Analfabetismo funcional. Em alguns países esses efeitos foram logo notados e revertidos a algum tempo, aqui não falamos de boca cheia dessa medíocre modernidade que produz educação em massa.
Nos países onde a educação tem melhores resultados são aqueles que alfabetizam pelo método fônico, ou seja, demora-se mais para alfabetizar mas tem melhores resultados.
Em todos as áreas de conhecimento cientifico estamos vivendo uma busca por evidencias dadas aos devaneios teóricos e nada consistentes da nossa era moderno cientifica.
São cinco as etapas no processo de alfabetização
1 – Principio Alfabético: Reconhecimento dos sons que a letras fazem e depois sua grafia, uma boa dica para essa etapa é a leitura partilhada ou também conhecida como leitura em voz alta, os pais lendo para os filhos.2 – Memória auditiva de curto prazo, ou seja, a criança guarda informações auditivas que lhe serão muito uteis para uma boa compreensão no futuro.
3 – Consciência de frases e palavras, a criança compreende a fala como um bloco inteiro e ainda não sabe dessa fragmentação, frases e palavras.
4 – Consciência silábica, a próxima etapa é compreender que as palavras também são fragmentadas em silabas.
5 – Consciência fonêmica, é a ultima etapa da alfabetização onde a criança reconhece a correspondência entre letras e sons.
http://sersimesmo.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário