É o Espírito Santo de Deus quem fala pela boca daqueles que testemunham, anunciam e pregam a Palavra de Deus. É o Espírito quem
dá força aos mártires, às virgens, aos profetas e aos confessores.
”Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’” (João 1,33).
João dá testemunho de quem é Jesus, aponta para as pessoas o que Cristo veio fazer no meio de nós. Ele hoje apresenta, nessa passagem, qual é a ação principal do Senhor no meio de nós, porque, quando Jesus é batizado, sobre Ele desce o Espírito e permanece n’Ele.
E uma vez que Jesus é pleno do Espírito, é no Espírito Santo que Ele nos batiza.
Sabem, meus irmãos, o Espírito de Deus já agia no Antigo Testamento, Ele falava pela boca dos profetas, Ele movia muitos corações e inspirava os homens e as mulheres de Deus a fazerem a vontade do Senhor e a serem submissos a Deus Pai. O Espírito de Deus fez e faz a graça do Altíssimo permanecer no meio de nós.
Os antigos não sabiam, ou não tinham noção, que existia um ”Espírito Santo” como Pessoa, como uma realidade divina. Ele não é um simples sopro, não é a simples presença de Deus, mas é o próprio Deus agindo entre nós na Pessoa abrasadora do Paráclito Divino. Esse dom único de Deus não é reservado para Si mesmo; em Jesus, Ele nos dá essa graça: a graça de sermos batizados no Espírito Santo!
Uma vez que somos batizados com o Espírito Santo de Deus, que vem do Senhor, que agiu em Jesus, Ele também age em nós e por intermédio de nós.
Nós devemos tomar consciência do Espírito que recebemos, este mesmo Espírito, que move a Igreja e a impulsiona, é o mesmo Espírito que fala pela boca daqueles que testemunham, anunciam e pregam a Palavra de Deus. É o Espírito quem dá força aos mártires, às virgens, aos confessores, é o Espírito Paráclito quem suscita o novo de Deus, a graça de Deus.
É o Espírito quem cura, quem liberta, quem restaura, é o mesmo Espírito que é dado sem medida àqueles que se abrem à Sua graça e à Sua ação.
Jesus deseja batizar a mim e a você na graça do Seu Santo Espírito! O que nós precisamos é nos abrir para esta força maravilhosa, que nos renova e nos impulsiona a vivermos a dinâmica do Reino de Deus.
Oremos: Jesus, batiza-nos, a cada dia, na força e no poder do Seu Espírito, para que possamos ser fiéis ao Pai!
Deus abençoe você!
domingo, 19 de janeiro de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário