O Papa Francisco disse, na manhã desta sexta-feira (15), que os cardeais, em sua maioria idosos, devem espalhar a mensagem da Igreja para os mais jovens.
“Caros irmãos,
creio que metade de nós já somos velhos. Ser idoso é a sabedoria da vida. Levemos essa sabedoria aos jovens, essa sabedoria da vida”, disse ele em sua primeira audiência com todos os cardeais que estão no Vaticano. Na quinta, em uma missa na Capela Sistina, só haviam participado os cardeais eleitores.
Ele também pediu unidade contra o pessimismo.
“Não cedamos nunca ao pessimismo, que o diabo coloca em frente a nós todos os dias”, afirmou.
A mensagem desta sexta foi marcada por agradecimentos. “Com aquela sugestiva imagem do povo ainda na minha mente, quero agradecer aos bispos, sacerdotes, consagrados, jovens, famílias, os anciãos”, afirmou o Papa no início da audiência. Ele chegou a tropeçar ao se levantar do trono.
“Quero mostrar a minha profunda gratidão a todos vocês, cardeais, pela condução da Igreja durante a Sé Vacante”, afirmou sobre o período em que a Igreja ficou sem pontífice, logo após a renúncia de Bento XVI.
O Papa fez agradecimentos específicos a Angelo Sodano, que é o cardeal decano; a Tarcisio Bertone, o camerlengo; e a Giovanni Battista Re, o cardeal que presidiu o processo de votação durante o conclave.
Logo no início do encontro, que começou um pouco depois das 11h (7h de Brasília), um dos cardeais fez um discurso de cumprimento ao novo pontífice. “Saiba, padre santo, que todos nós cardeais estamos à sua completa disposição, para criar com você o cenáculo da Igreja nascente”, disse.
Foi, em seguida, cumprimentado com um abraço pelo Papa.
Francisco também fez menção ao legado do Papa Emérito, Bento XVI. “Sentimos que Bento XVI colocou no nosso coração uma chama, que continuar a arder”, afirmou. O secretário particular do Papa Emérito e prefeito da Casa Pontifícia, monsenhor Georg Gänswein, também participou da audiência.
sexta-feira, 15 de março de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário