Por José Cláudio da Silva
Coordenador diocesano do Ministério de Formação e membro do núcleo estadual de Formação da RCC Minas Gerais
Desde o primeiro testamento todos aqueles que recebiam uma unção,
estavam sendo preparados para uma grande missão. Foi o que aconteceu com o Rei Davi. Conferir 1º Samuel 16,1-13. Ele recebeu a unção e se tornou um grande missionário. A perspectiva da vida de Davi era governar a nação, lutar contra o gigante do mal que impedia a libertação do povo e apesar de suas fraquezas, Davi deveria observar a aliança e a Lei de Deus.
No segundo testamento, vimos no livro de Lc 4,16-19 “Foi então a Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, no dia de sábado, foi à sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaias . Abrindo o livro, encontrou o lugar onde está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim ,pois ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Nova aos pobres ; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos , a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano de graças da parte do Senhor”.
Jesus anuncia que se cumpriu a palavra a favor dele. Jesus é chamado Cristo, que quer dizer ungido. A presença de Jesus é o cumprimento da promessa. Irmãos , a unção que o Espírito Santo nos dá ,é para anunciar a boa notícia, notícia que só é contada por quem está ungido, e nós a recebemos no nosso batismo, no crisma fomos ungidos com o óleo. No ambiente carismático somos impulsionados e somos batizados no Espírito Santo para uma grande missão. Assim, como Davi teve que lutar contra os “gigantes”, nós do Ministério de Formação, precisamos lutar contra as resistências, desânimos e fazer com que a formação chegue com todo vigor nos nossos grupos de oração. É um desafio, mas o Senhor nos cumula de graça todos os dias de missão, para ensinar, anunciar a libertação, porque somos curados quando ouvimos a Palavra, com unção. As E.P.F.(Escola Permanente de Formação) vão atingir os corações quando for ministrada a partir do Batismo no Espírito Santo. Não basta ter unção, tenho que executar a missão. Nas nossas reuniões de formação, é necessário acontecer o que é denominado “Ciclo Carismático”, cânticos, preces, oração, louvor, orações em línguas, silêncio, profecia e formação com unção. Vamos presenciar muitos corações sendo tocados por Jesus, muitos irão ver a graça sendo derramada nas escolas de Formação.
O Catecismo da Igreja Católica nº 1.293 vai dizer: “A unção, no simbolismo bíblico é antigo, é rica de numerosos significados: o óleo é sinal de abundancia e de alegria, ele purifica (unção antes e depois do banho) e amacia (unção dos atletas e dos lutadores); é sinal de cura, pois ameniza as contusões e as feridas, e faz irradiar beleza, saúde e força.”
A unção caracteriza-se por certo brilho interior que dá facilidade e domínio ao fazer as coisas.
terça-feira, 5 de março de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário