sábado, 9 de outubro de 2010
A economia Sacramental
Jesus Cristo, por sua vida, paixão e morte e por ação do Espírito Santo, consegui-nos do Pai a posse em plenitude de graça que nos redime e salva.
Na igreja através dos sacramentos que a tradição comum chama de “economia sacramental”, consiste a comunicação dos frutos do mistério de Cristo.
À Igreja Deus incumbiu da guarda, administração desses mistérios, bem como o poder de ministrá-los. Quando se reúne na caridade, a Igreja celebra plenamente esta missão.
1° A graça: Não temos condição e capacidade para sairmos sozinhos de nossa condição natural. A graça pode ser habitual ou santificante (dom permanente) e atual (dom transitório).
Santificante – dom que nos faz participar da vida divina.
Atual – dom sobrenatural que nos ilumina o entendimento, movendo e confortando nossa vontade de forma transitória.
2° A liturgia – manifestação publica que os homens, que por sinais celebram o culto a Deus.
3° Os sacramentos da Igreja – sinais visíveis que transmite toda a graça do Pai.
São eles:
Sacramentos da iniciação cristã.
O Batismo – pelo qual o ser humano nasce para a vida espiritual.
A Confirmação – ou Crisma que é para sermos fortalecidos na vida interior pelos sete dons infusos do Espírito Santo. (dons de santificação).
A Eucaristia – para o qual todos os outros se convergem. Nele Jesus esta presente na forma visível do pão e do vinho.
Sacramentos da cura.
Penitência – pela absolvição do Sacerdote recebemos o sinal visível do perdão de Deus pelos pecados cometidos depois do batismo.
Unção dos Enfermos – por ele, a pessoa enferma recebe a graça de Deus por intermédio da unção com o óleo bento e a oração do sacerdote.
Sacramentos de serviço da comunhão.
Ordem – é o sacramento do ministério apostólico pelo qual a missão que Jesus confiou à Sua Igreja continua sendo cumprida. (o episcopado, o presbiterado e o diaconado).
Matrimônio – instituição natural estabelecida por Deus e desde Jesus Cristo é para os batizados um sacramento para o homem e a mulher, colaborando com a missão de Jesus e propagando a espécie humana.
Fonte: R C C
Amém???
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário